Fazer esta oferenda para Oxum ( a deusa do amor), num sábado pela manhã. Desde o começo do ritual, chame por Oxum e vá conversando com à Orixá, pedindo o que deseja.
Procure se concentrar, veja se todos os materias estão próximo a você, para que nada o atrapalhe.
Ingredientes:
- 5 varetas de incenso de rosas
- 1 cabaça média a grande
- 1 melão maduro
- 5 balas de mel ( retirar o papel na hora de usar)
- 5 rosas amarelas ( sem espinhos)
- 5 fitas amarelas
- mel puro
- água de flor de laranjeira de boa qualidade( comprar em lojas de artigos religiosos)
- 5 moedas douradas ( lavadas e secas)
- 5 quindins
- 1 pedaço de papel branco sem pauta, com seus pedidos à Oxum ( escrever a lápis e com letra de forma)
- 5 velas amarelas
Abrir a cabaça, retirando a parte mais fina ( você irá deixa-la como se fosse uma cumbuca. Lave-a bem e seque-a. Coloque no fundo da cabaça o papel com os pedidos. Corte o melão em 5 fatias, passe simbolicamente por seu corpo ( de baixo para cima) pedindo à Oxum o que deseja. Passe os quindins e as balas de mel por seu corpo da mesma forma e arrume dentro da cabaça. Corte um pouco do cabo das rosas , para que não fiquem muito cumprido, espete as rosas entre os ingredientes na cabaça. Regue com mel e água de flor de laranjeira. Enfeite com as fitas e as moedas.
Acenda as velas e os incensos em volta, formando um círculo. Ofereça tudo à Oxum, fazendo uma prece e refazendo seus pedidos.
Este ebó de oxum pode ser feito em casa e depois despachado na beira de um rio ou cachoeira. ( na impossibilidade despache em baixo de uma árvore sem espinhos em um jardim). Ou você pode fazer diretamente na natureza.
Antes de fazer sua oferenda à Oxum, tome um banho de manjericão fresco e vista-se com roupas claras e limpas. Um dia antes do ritual, no dia e um dia após, não fazer sexo, não ingerir alcool, não comer ovo, carne vermelha e pimenta. |