Para não faltar o pão de cada dia, prosperar e ter sorte na vida, faça esta oferenda a Oxóssi, o orixá caçador, senhor das matas virgens.
Ingredientes:
- 1 prato de barro
- 7 punhados de milho verde cozido ( debulhado, sem a espiga )
- coco fresco ralado ( coco seco de casca marrom, o mesmo coco que se usa para fazer cocada)
- 1 copo de vinho licoroso branco
- 7 moedas douradas ( lavadas e secas)
- 1 papel com seu nome de batismo, data de nascimento junto com seus pedidos, escrito a lápis e com letra de forma.
- 1 vela verde de sete dias
Coloque o papel no prato, no meio coloque a vela. Forre todo o prato com o coco, contorne a vela com o milho cozido.Passe as moedas simbolicamente por seu corpo, debaixo para cima, pedindo a Oxóssi que abra seus caminhos, trazendo, sorte, progresso e fartura, não deixando que lhe falte dinheiro para sua sobrevivência etc. Ponha as moedas sobre o milho e regue somente o milho com o vinho doce. Acenda a vela e chame por Oxóssi 6 vezes. faça seus pedidos como se estivesse conversando com o orixá. Faça uma prece, refaça novamente seus pedidos e agradeça.
Este ritual pode ser feito em casa ou no terreiro, devendo-se seguir o procedimento acima. Caso você queira fazer na natureza ( mata, beira de rio ou cachoeira), ao invés de colocar a vela de sete dias, você deverá acender 7 velas verdes, fora do prato, fazendo um círculo. Limpe o local antes de entregar, não deixando folhas em volta, para não por fogo na mata.
Se fizer em casa, no terceiro dia, você deve retirar a vela do centro do prato, deixando queimar até o fim em sua residência. O prato deve ser despachado num jardim, próximo a uma árvore sem espinhos. |